O que são Pallets de Contenção?

Pallets de contenção ou bacias de contenção são equipamentos desenvolvidos para disposição e armazenamento seguros de tambores contendo líquidos perigosos. A função do produto é conter possíveis vazamentos em seu interior, evitando que líquidos atinjam o solo ou corpos hídricos.

Na ausência de diques de contenção construídos em alvenaria, conforme detalhado na NBR 7505, a aplicação de pallets de contenção atende a recomendações de segurança de armazenamento de pequenos volumes de químicos pelos principais órgãos de proteção ao meio ambiente. Uma de suas vantagens em relação a diques fixos é a economia de aquisição, a versatilidade em relação a mobilidade e a alta durabilidade. A norma OSHAS 40 264.175 disciplina e orienta a fabricação e aplicação desse recurso.

O pallet deve ser construído em polietileno de alta ou média densidade (PEAD ou PEMD), portanto resistente a maior parte dos ácidos e bases, assim adequados para uso em indústrias químicas, laboratórios e almoxarifados. A construção deve ser realizada através  do processo de rotomoldagem, o que torna o equipamento muito resistente a impactos mecânicos.

Esse produto é requisitado para instalações novas de processos produtivos em que se usa ou estoca produtos químicos perigosos e ainda demandado por seguradoras ou certificadoras para casos de auditorias ambientais.

Alguns modelos de pallet possuem grades removíveis. Em alguns casos uma das faces pode ser toda lisa, e que podem receber embalagens diversas como bombonas, latas e frascos menores, e outra face possui saliência para encaixe de tambores.

Em situações de vazamento esvazia-se o pallet com o auxílio de uma bomba dosadora manual, com a vantagem de recuperação do líquido.

O pallet deve ser sem soldas ou emendas com alto grau de estanqueidade e quando houver dreno, cuidar para que não haja vazamentos por má fabricação ou fechamento da tampa. O produto também deve possui entrada para empilhadeiras e paleteiras.

Para o transporte de tambores com líquidos perigosos é recomendado o uso do carro pallet de contenção. O deslocamento interno, entre almoxarifados ou setores, envolve riscos, quando  tambores são manejados sem a devida proteção. Juntamente com o Spill Drum (Abrigo para Tambor), o cavalete de contenção auxilia o operador a realizar transferências de tambores cheios, de forma rápida e segura. O cavalete também pode servir como base de apoio para a dosagem e transferência do líquido, permitindo inclusive operação no sentido horizontal do tambor.

Os abrigos para tambor (spill drum), são embalagens herméticas para envolver tambores de 200 litros tornando sua proteção contra choques e derramamentos altamente efetiva. Com o auxílio de uma empilhadeira ou guincho hidráulico, eleva-se o tambor para que seja depositado verticalmente no abrigo. A tampa roscada garante um ambiente totalmente hermético no interior embalagem, evitando que derramamentos ou avarias no tambor atinjam o ambiente exterior.

Deixe uma resposta

Top

Solicite uma cotação

Confira nosso diferencial de preços de itens importados e certificados.