Manutenção de equipamentos para separação de água e óleo

Os separadores de água e óleo são utilizados em diversos segmentos que manuseiam óleos em suas atividades, tais como oficinas mecânicas, postos de serviços, concessionárias, indústrias em geral, construção civil ou qualquer empreendimento que manipule resíduos oleosos.

Devido ao grande risco ambiental do descarte de efluentes contaminados por óleos na rede de esgoto, a resolução Conama 430, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, estabelece a obrigatoriedade do uso do separador de água e óleo em todas as instalações e sistemas de armazenamento de derivados do petróleo e outros combustíveis.

Importante salientar que as empresas enquadradas nessa obrigatoriedade não só devem estar atentas à implantação de um equipamento de qualidade e que opere em conformidade a essa resolução, como também efetuar a sua manutenção periódica para manter o funcionamento eficiente do sistema. A falta de manutenção do equipamento poderá gerar, além de gastos maiores com a necessidade de grandes reparos e/ou troca total do equipamento em curto período, punições à empresa nas esferas administrativa, civil e penal, podendo ocasionar multas e suspensão da licença de funcionamento.

Separação por meio de skimmers e um conjunto de placas coalescentes

Os separadores de água e óleo comercializados pela aLBriggs, por exemplo, realizam o processo de separação por meio de skimmers e um conjunto de placas coalescentes, que podem ser adquiridas separadamente e trocadas de maneira rápida e prática. Essas placas são confeccionadas com componentes de avançada tecnologia cujo material de espessura reduzida sofre pouco desgaste, estando sua durabilidade condicionada aos cuidados durante a manutenção / limpeza dos separadores, que deve ocorrer periodicamente. Para garantir a eficiência e bom funcionamento do equipamento, é imprescindível substitui-las após um período de 2 a 3 anos de uso.

A aLBriggs possui mais de 30 anos de experiência na fabricação de equipamentos e soluções para descontaminação por óleo e produtos químicos, incluindo o separador de água e óleo (SPR), disponível em modelos para diversas vazões e fabricados para atender às especificações do Conama 430, para teores de óleos e graxas inferiores a 20 ppm. Além disso, oferece estrutura própria de manutenção e reposição de partes e peças sobressalentes de seus equipamentos, como o conjunto de placas coalescentes e demais componentes do SPR.

Extraído de Tratamentodeagua.com.br

Deixe uma resposta

Top

Solicite uma cotação

Confira nosso diferencial de preços de itens importados e certificados.