O que fazer se você vir uma tartaruga na estrada

À medida que o tempo esquenta, tartarugas e jabutis estão em movimento. Especialmente as fêmeas, que podem estar procurando um lugar para nidificar - e, infelizmente, esse lugar pode muito bem ser do outro lado da estrada. Em algumas áreas, os habitats das tartarugas são totalmente cercados por estradas, o que significa que essas criaturas correm um risco ainda maior de colisão de veículos.

“Como as tartarugas são espécies de vida longa que amadurecem lentamente e têm resultados reprodutivos bastante baixos, a sobrevivência e longevidade dos adultos, especialmente das fêmeas, é fundamental para a sobrevivência das populações”, explica Kiley Briggs da The Oreanne Society. “Portanto, o fato de que os atropelamentos afetam desproporcionalmente as fêmeas maduras significa que, para algumas populações, perder apenas algumas tartarugas por ano devido a colisões com veículos pode inclinar a balança para a extirpação gradual (extinção localizada)”.

Tartarugas em declínio

As tartarugas, com sua armadura embutida, sobreviveram aos dinossauros e vagam pela Terra há mais de 200 milhões de anos. Mas eles podem não sobreviver à humanidade.

De acordo com um estudo de 2018 da Universidade da Califórnia Davis, aproximadamente 61% das 356 espécies de tartarugas do mundo estão ameaçadas ou já extintas, e o declínio pode ter consequências ecológicas. Os autores explicam que as tartarugas estão agora entre os grupos de animais vertebrados mais ameaçados da Terra, mais do que pássaros, mamíferos, peixes ou anfíbios.

“A importância ecológica das tartarugas, especialmente as de água doce, é subestimada, e geralmente são pouco estudadas pelos ecologistas”, diz Josh Ennen, cientista pesquisador do Tennessee Aquarium Conservation Institute. “A taxa alarmante de desaparecimento de tartarugas pode afetar profundamente o funcionamento dos ecossistemas, bem como a estrutura das comunidades biológicas em todo o mundo”. 

Se você vir uma tartaruga na estrada

Dado que muitas tartarugas são relativamente pequenas e lentas e os carros são relativamente grandes e rápidos, as criaturas lânguidas precisam de toda a ajuda possível ao atravessar uma estrada. 

O pessoal da PETA recomenda o seguinte. Pare com segurança Se você avistar uma tartaruga na estrada, pare com segurança em um local seguro e ajude-a a atravessar rapidamente. Acompanhe-os na direção certa Sempre escolte as tartarugas na direção em que estão indo - caso contrário, elas voltarão ao trânsito, determinadas a chegar ao seu destino. 

Pegar Tartarugas Pequenas 
Tartarugas menores podem ser apanhadas segurando suavemente o casco com as duas mãos entre as patas dianteiras e traseiras e carregadas pela estrada. (Por favor, não pegue uma tartaruga pelo rabo.)

Tome cuidado extra com tartarugas grandes e mordendo 

Tartarugas grandes e tartarugas mordedoras devem ser manuseadas o mínimo possível. Eles podem ser gentilmente encorajados a entrar em uma caixa de transporte para cães ou gatos ou em uma superfície sólida e plana (como um pedaço de papelão resistente) que possa ser movido com segurança por uma curta distância com a tartaruga em cima dela. 

Não assuma que uma tartaruga está morta Nunca assuma que uma tartaruga que foi atropelada por um carro está morta. Como explica a PETA, as tartarugas têm um metabolismo muito acelerado e podem sofrer por semanas antes de morrer. 

Mesmo que a carapaça esteja rachada ou quebrada, por mais sangrenta que a situação possa parecer, a tartaruga ainda pode precisar de sua ajuda. Teste a reação beliscando o dedo do pé traseiro ou tocando suavemente o canto da pálpebra. As tartarugas feridas devem ser contidas e transportadas imediatamente para uma clínica veterinária ou para um reabilitador de vida selvagem.

“Ajudar pode ser a diferença entre a vida e a morte para esses animais lentos, que merecem chegar aonde estão indo inteiros tanto quanto nós”, diz a vice-presidente da PETA, Emily Allen. “As estradas se tornam campos de matança de tartarugas no verão, e a PETA pede a todos que mantenham os olhos abertos para oportunidades de serem heróis para as tartarugas.”

Fonte: https://www.treehugger.com/what-to-do-turtle-on-road-7552405?hid=2642e2135f801ca2cbf0094d3bda3128f955132d&did=9500811-20230626&utm_source=treehugger&utm_medium=email&utm_campaign=treehugger-daily_newsletter&utm_content=062623&lctg=2642e2135f801ca2cbf0094d3bda3128f955132d

Top