Segundo o presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), José Paulo Godoi Martins Netto, a utilização da água subterrânea garante forte redução de custos
As águas subterrâneas são de extrema importância para garantir disponibilidade hídrica e conta com grande vantagem por proporcionar redução de custo. Há 62,7 vezes mais água subterrânea do que toda a água superficial do Planeta.
No Brasil, existem 2,5 milhões de poços tubulares e 3,5 milhões de poços escavados/nascentes, onde se extraem mais de 18 bilhões metros cúbicos anual (m³/ano) de água, segundo o geólogo José Paulo Godoi Martins Netto, que é presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).
“O que nem todas as pessoas sabem é que o uso de águas subterrâneas é legal e que elas não são obrigadas a comprar água da concessionária”, comentou Martins Netto.
Ele explicou que a Lei Federal 11.445 estabelece que a instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes. No entanto, o Decreto 7217/2010 esclarece que a instalação hidráulica predial mencionada é a rede ou tubulação, que vai da ligação de água da prestadora de serviços até o reservatório do usuário, ou seja, a rede da água subterrânea/ poço deve ser apenas separada da pública.
Extraído de: https://www.tratamentodeagua.com.br/uso-aguas-subterraneas-industria-reduz-custos/