Engenheiros austríacos desenvolveram um sensor que informa os níveis de poluição do ar em tempo real, mostrando o conteúdo de poeira fina suspensa no ambiente e ainda disparando um alarme em caso de valores elevados.
Mais ou menos do tamanho de uma bateria tipo moeda, o sensor é especialmente eficiente em termos de energia devido ao seu tamanho e não requer manutenção, o que torna possível sua integração em dispositivos móveis, telefones celulares, tablets ou em aparelhos de monitoramento comumente usados por atletas.
“O sensor está bem no limite do que é física e tecnicamente viável e envolve muitos truques para funcionar neste tamanho,” disse o pesquisador Paul Maierhofer, da Universidade de Tecnologia de Graz.
Segundo o pesquisador, com seus 12 x 9 x 3 milímetros, é o menor sensor de partículas do mundo.
Isto o deixa entusiasmado em ver sua invenção sendo adotada em celulares, relógios inteligentes e pulseiras de atletas, medindo a qualidade do ar ambiente em tempo real e soando o alarme no caso de valores elevados, permitindo que as pessoas busquem locais mais arejados ou selecionem rotas melhores para se exercitar.
O sensor também pode ser integrado em aplicações locais – tanto dentro de casa como em exteriores, facilitando a verificação de medidas regulatórias e ajudando a sensibilizar o público para o problema dos particulados suspensos no ar, ou aerossóis.
Extraído de: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=menor-sensor-poeira-mundo&id=010125201027#.X7v-KGhKjcc