O levantamento inédito, realizado pela CNI – a Confederação Nacional da Indústria – divulgado nesta sexta-feira, revela que os consumidores estão mais atentos a hábitos sustentáveis e consumo consciente.
Duas mil e dezenove pessoas, com idade a partir de 16 anos, residentes nos 26 estados do país e no Distrito Federal, participaram da pesquisa.
74% dos entrevistados disseram adotar hábitos sustentáveis. Desses, 30% disseram que sempre adotam esse hábito; e 44% afirmam que apenas às vezes. Mas ao questionar sobre a percepção com relação ao seu estado, os entrevistados revelam que apenas 32% da população adota hábitos ambientalmente sustentáveis; mas apenas 7% tem esse hábito sempre.
A pesquisa revela que aumentou a preocupação das pessoas com o meio ambiente também quando elas vão às compras. Metade dos consumidores entrevistados verifica se o produto foi produzido de forma sustentável. Na edição de 2019 da pesquisa, o percentual era de 19%.
Para Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI, esse sinal de maior compromisso dos consumidores já se reflete também na indústria.
De acordo com a pesquisa, quase quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos orgânicos. Entre aqueles com renda acima de cinco salários-mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais; enquanto, na faixa que ganha até um salário-mínimo, esse percentual cai para 28%.
Dois terços dos entrevistados revelaram, no entanto, que produtos feitos com práticas mais sustentáveis dificilmente são encontrados nas lojas.
Extraído de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2022-11/pesquisa-da-cni-aponta-para-aumento-do-consumo-sustentavel-no-pais