Um engenheiro de 38 anos foi multado pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS) por divulgar um vídeo em redes sociais em que chuta uma bola para uma onça-parda amarrada a uma árvore.
No vídeo, curto, gravado de forma amadora, o homem diz: “Ó (sic) porque aqui no Mato Grosso do Sul é assim!”. E chuta a bola para o animal, que tenta capturar a bola mas o brinquedo escapa. Ao ver a cena, o homem solta gargalhadas.
O vídeo chamou a atenção de internautas que levaram denúncia aos policiais. O infrator foi localizado na quinta-feira (10) em Bela Vista, fronteira com o Paraguai. Aos policiais ele alegou que o vídeo teria sido gravado em uma fazenda no país vizinho e não sabe o que aconteceu com o animal.
O acusado foi multado em R$ 5 mil, podendo responder por crime ambiental e ser condenado a um ano e meio de prisão por manter animal silvestre ilegalmente em cativeiro. A onça-parda consta da lista de espécie em extinção do Ministério do Meio Ambiente.
Segundo o tenente-coronel Ednilson Queiroz, da PMA, “a prática do infrator insinua a possibilidade de infringir a legislação, de modo a ofender a fiscalização ambiental, o que em tese incitaria publicamente seus seguidores à prática criminosa. Assim também poderá responder por incitação à prática criminosa, conforme artigo 286 do Código Penal Brasileiro”.
Esta não foi a primeira vez que a PMA multa infratores por vídeos divulgados em redes sociais. Em 2013, um jovem foi autuado também na região de fronteira de MS com o Paraguai por publicar no Facebook uma fotografia portando uma espingarda ao lado de uma onça-pintada morta. Em outros casos, os infratores causaram maus-tratos a sucuris.
Exraído de Oeco