Paróquias de Curitiba terão pontos de coleta de óleo de fritura

Curitiba terá uma rede de 139 pontos de coleta de óleo de fritura usado. O projeto EcoSolidariedade, desenvolvido pela Paróquia São José Trabalhador com apoio da Arquidiocese de Curitiba, será estendido para as demais paróquias da capital. O assunto e temas de educação ambiental foram tratados nesta segunda-feira (1), durante encontro do secretário Antonio Carlos Bonetti com o padre Carlos Donizete Marson.

Além de parcerias dentro do projeto de recolhimento de óleo de cozinha, outras iniciativas serão definidas entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e representantes indicados pela arquidiocese. “A ideia é integrar para somar ações que aproximem a população de temas ambientais”, disse Bonetti.

Com os novos pontos, a estimativa é de que sejam recolhidos 40 mil litros de óleo de fritura por mês. “Essa é a meta que temos com a ampliação do projeto e o óleo”, disse Rubens Corrêa Secco, engenheiro da Eccoambiental, empresa que dá apoio técnico ao projeto.

O EcoSolidariedade começou a ser desenvolvido em 2011 como iniciativa da Associação Missionários Servos dos Pobres, para aplicar ações sociais e gestão ambiental. Hoje são 95 empresas e institutos parceiros com instalação de postos de coleta e outros trabalhos. O material recolhido é encaminhado para ser transformado em biocombustível e o recuso usado em obras assistenciais da paróquia.

Quando descartado no ambiente, o óleo de fritura provoca danos ambientais, como contaminação de solo e de rios. Para colaborar, armazeno o óleo de fritura usado em garrafas pet e entregue nos postos de coleta (Informações: 41 3095 9553 ou 3336 9550).

FORUM – Para debater temas relacionados ao saneamento básico, equilíbrio ecológico e conscientização solidária, a Paróquia São José Trabalhador e a Arquidiocese de Curitiba estão organizando o 1º Fórum Ecosolidariedade de Responsabilidade Socioambiental. O evento que contará com a participação da secretaria e acontecerá em 27 de agosto, das 13h30 às 18h, na sede da paróquia, em Curitiba.

Extraído de IAP

Deixe uma resposta

Top